Dead By Sunrise

Banda de rock originária dos Estados Unidos formada em 2005 na Califórnia. A banda é um projecto paralelo do vocalista dos Linkin Park, Chester Bennington. O projecto inicialmente era para ser Chester Bennington a solo utilizando várias músicas que tinha escrito para o álbum “Minutes to Midnight” dos Linkin Park, mas que segundo Chester não encaixavam com a sonoridade do mesmo mas que mesmo assim mereciam ser ouvidas.

Bio
Out of Ashes (2005-2009)


Os Dead by Sunrise começaram a ganhar contornos de banda em 2005, enquanto Chester Bennington estava a escrever músicas para o álbum Minutes to Midnight dos Linkin Park. De acordo com Bennington, “Eu vim com algumas músicas que pareciam e soavam muito bem, mas eu sabia que que a nível de estilo não encaixavam nos Linkin Park. Eram mais obscuras e sombrias do que qualquer coisa que eu trazia para a banda. Então, decidi trabalhar nelas sozinho, em vez de entregá-las e tê-las transformadas em faixas dos Linkin Park. “No entanto, a base para os Dead by Sunrise foi estabelecida muito antes, quando o futuro companheiro de banda Ryan Shuck conheceu Bennington durante a gravação do primeiro álbum dos Linkin Park “Hybrid Theory”. Numa entrevista, Ryan Shuck afirmou que “costumava ir a casa dele e ouvia-lo tocar na viola e sempre pensei, ‘Oh meu Deus, essas canções são fantásticas!”

Ryan Shuck, Chester Bennington e Amir Derakh

O nome da banda, que antes era “Snow White Tan”, reflete o tempo durante a gravação do álbum. Numa entrevista, Bennington afirmou que:
“Eu vim com o nome da banda porque no começo de fazer este álbum, eu estava em festa … vamos chamá-lo festas. Não era muito divertido, mas festejaram muito. E havia um monte de vezes em que eu era uma espécie dum lugar muito auto-destrutivo, e às vezes parecia que não tinham certeza se estaria cá no dia seguinte. O nome da espécie que evoluiu de estilo de vida, é o título do álbum, Out of Ashes, é uma espécie de sair desse caminho auto-destrutivo que eu seguia, e ressurgir das cinzas, por assim dizer. ”

Em 10 de Maio de 2008,os Dead by Sunrise actuaram três músicas (“Walking In Circles”, “Morning After” e “My Suffering”) na festa do 13 º aniversário do Club Tattoo em Tempe, Arizona. A canção intitulada “Morning After” foi escrita por Chester Bennington e originalmente realizada em 09 de dezembro de 2001 no concerto Live in Berlin. Esta foi a primeira vez que Bennington oficialmente cantou a música sob o novo nome – Dead by Sunrise. Além disso, a banda prosseguiu em tour com os Linkin Park pela Europa, Japão e América. Em entrevista à MTV, Bennington afirmou que “nós estamos basicamente a invadir o set dos Linkin Park, tocando algumas canções e de seguida saimos para deixar os Linkin Park acabarem o set” Durante a tour de promoção na Europa, a banda teve tempo para enviar uma mensagem às Forças Armadas Alemãs.
A gravação do álbum de estreia da banda começou em Julho de 2008 depois da tour dos Linkin Park ter acabado. Trabalhando simultaneamente no seu álbum a solo e no próximo álbum do Linkin Park, Bennington gravou Out of Ashes com o produtor Howard Benson (que também trabalhou com Three Days Grace, My Chemical Romance, Daughtry) e os companheiros de banda – Julien-K . Bennington escreveu a maioria das canções na viola antes de trabalhar com a  banda para reformular a faixa em hard rock, uma balada, ou até mesmo a remoção de toda a influência do rock e criando uma faixa de influência synth rock. O colega de banda nos Linkin Park Mike Shinoda confirmou que Out of Ashes é “muito mais do que um álbum de rock [do que os álbuns dos Linkin Park].” Também digno de nota, Bennington participou em todos os aspectos da criação do registo, incluindo programação e produção.

Foram filmados videos para “Crawl Back In” (8 de setembro de 2009) e “Let Down”,  as músicas que servem como singles do álbum. “Crawl Back In” atingiu o 11º lugar no Top Mainstream Rock.


Possível segundo album

Bennington afirmou que havia uma pequena hipótese de um novo álbum poder ser criado. O vocalista também afirmou que devido à nova direção dos Linkin Park “torna-se muito difícil escolher para onde irão as canções que ele escreve.”

Os membros são:

  • Chester Bennington – voz
  • Ryan Shuck – guitarra e vocal de apoio
  • Amir Derakh – guitarra e sintetizador
  • Brandon Belsky – baixo
  • Elias Andra – bateria
  • Anthony Valcic – teclado, sintetizador

Discografia

Álbuns de estúdio
  • 2009: Out of Ashes (13 de outubro de 2009)
Singles
  • 2009: “Crawl Back In” (18 de agosto de 2009)
  • 2009: “Let Down” (24 de novembro de 2009)
  • 2010: “Inside of Me” (28 de janeiro de 2010)
  • 2010: “Too Late” (1 de março de 2010)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s